“O justo florescerá como a palmeira: crescerá como o cedro do Líbano.” – Salmo 92,12
O cedro do Líbano, como é chamada, é uma árvore majestosa que encontramos nas regiões montanhosas do Líbano, Síria, Turquia, Chipre, Marrocos, Argélia, Noroeste Africano etc. O cedro atinge até 40 metros de altura e 14 metros de diâmetro no tronco. O cedro foi escolhido como emblema da bandeira libanesa por simbolizar força e imortalidade. Embora existam muitos tipos de cedros, o Cedro do Líbano ou Cedrus libani é a espécie mais velha e mais forte, podendo viver ao longo de centenas de anos.
Nos primeiros três anos de vida, as raízes crescem até um metro e meio de profundidade enquanto a planta tem somente cerca de cinco centímetros. Somente a partir do quarto ano é que a árvore começa a crescer. O cristão é como o cedro do Líbano e, portanto, tem a promessa de crescer. Ainda que o seu crescimento seja lento, conforme a experiência do cedro, ele acontecerá e se tornará visível a todos.
A preocupação do filho de Deus, principalmente nos primeiros anos da vida cristã, está no lançar das suas raízes. Lembre-se do fato de que, nos três primeiros anos, o cedro possui raízes de um metro e meio de profundidade enquanto a planta apresenta apenas cinco centímetros. Há informações de que a raiz, quando cresce muito e atinge alguma rocha, continua crescendo em volta da rocha, abraçando-a.
Que bom se logo no começo das nossas vidas espirituais, nós tivéssemos sido mais atentos às Escrituras sobre a importância de crescermos como o cedro do Líbano!
Talvez tivéssemos evitado muitos transtornos! Talvez, hoje seríamos mais prudentes, mais maduros ao enfrentarmos os problemas, mas ficar “chorando o leite derramado” seria perda de tempo! Que tal, com o auxílio do Espírito Santo, buscarmos esse crescimento verdadeiro? Certamente que a nossa água e o nosso alimento para crescermos como cedros do Senhor estão a nossa disposição na Palavra do Senhor!
Mas como fazer crescerem as nossas “raízes espirituais”?
- Marcar dia e hora para fazer isso é importante, pois demonstra disciplina para crescermos.
- Levar outros a terem o mesmo entendimento de crescer para Deus ajuda ainda mais!
- Praticar aquilo que lemos na Bíblia só ratifica, pois confirma essa disposição de sermos mais parecidos com Cristo.
- Frequentar os cultos sempre que puder também! (Agora, com essa epidemia, podemos até não estarmos juntos literalmente, mas não podemos JAMAIS deixar de estarmos juntos em oração).
- Aliás, é com muita oração que poderemos experimentar do amor de Deus, Sua presença, Sua alegria! É na oração que somos revigorados, fortalecidos, pois é uma bênção estar conversando com o Rei do Universo! Que privilégio!
Bem, nunca é tarde para crescer! Aliás, lemos que as raízes do cedro, quando encontram uma rocha, elas dão um “jeito” de desviar dela e continuar crescendo! Assim também conosco. Se estamos com Cristo, podemos confiar plenamente NELE e saber que é Ele quem nos alimenta, quem nos fornece água fresca e, sem Ele, secaremos, já que somos somente lenho seco!
A minha oração para esse dia é: “Que o Senhor, que é a nossa seiva de vida, nos dê o crescimento necessário para enfrentarmos as rochas que se apresentarem no nosso caminho, e que sejamos fortes Nele, como seus cedros! Em nome de Jesus. Amém.”